Testemunhos


Testemunhos de formandos do programa Acertar o Rumo


Carla Oliveira (Matemática)

Professora de Matemática de formação e vocação, com 15 anos de experiência, estava completamente desiludida com a incerteza recorrente dos concursos anuais de Professores. Hoje, graças ao programa “Acertar o Rumo” e em particular aos docentes da UC, colegas de curso e colegas da AIRC onde estou a estagiar, descobri uma nova vocação e uma nova motivação para estar no mercado de trabalho e a traçar um Novo Rumo! (o_carla@outlook.com)


Diogo Melo (Economia/Gestão)

Apesar do bizarro nome, o Acertar o Rumo cumpre o que anuncia: reconverter pessoas com outras formações em profissionais competentes na área da informática.

Sendo eu da área de Economia/Gestão, mesmo tendo um bom percurso académico, não consegui arranjar emprego nessa área, ou por falta de entusiasmo, ou por querer desde o final do mestrado ir estudar informática, ou por as empresas não estarem muito interessadas em ver além do facto de eu ser cego. Quase 2 anos após o fim da parte letiva do Acertar o Rumo, considero-me um profissional competente no desenvolvimento de software, e sinto-me feliz e respeitado, e o facto de ser cego é encarado com a curiosidade de quem quer saber como faço o meu trabalho de programador em vez da desconfiança e ceticismo anteriores de quem me julgava incapaz para trabalhar. Por valorizar o meu potencial, pelo que aprendi no curso, pelo que me desenvolvi no estágio e por, consequentemente, me ter dado as bases para ser um profissional competente na área da informática, agradeço ao Acertar o Rumo. (2019)


Edgar Gouveia (Engenharia Civil)

O curso dá-nos uma boa base para nos iniciarmos no mundo das tecnologias de informação, que é cimentada com a experiência adquirida no estágio. 

Neste momento encontro-me a fazer o estágio na iTGROW/Critical Software em projetos nas áreas da Defesa e Segurança, onde para além de estar a aplicar os conhecimentos adquiridos na parte curricular já aprendi muitas coisas novas. Está a ser uma experiência fantástica e a minha motivação está mais alta do que nunca, por isso, para quem tem gosto pela resolução de problemas, pela aprendizagem contínua e vocação para a programação este programa é sem dúvida a melhor oportunidade para mudança a nível profissional. (2016)


Gustavo Pereira (Matemática)

Na decisão de me candidatar ao “Acertar o Rumo” considerei decisivas as características que o tornam ímpar: a credibilidade das entidades promotoras, um plano curricular que vai de encontro às reais necessidades do mercado e a oportunidade de aceder a um conjunto de empresas de referência. Considerando o percurso já realizado, o balanço é francamente positivo. 

O carácter prático e intensivo do programa tem proporcionado a aquisição e desenvolvimento constante de competências, para o qual contribui também o ambiente colaborativo criado por um grupo de formandos fortemente empenhado em atingir os seus objetivos.

 

Márcia Seabra (Matemática)

O programa Acertar o Rumo correspondeu às minhas espectativas. Recomendo a todos os que procuram uma mudança na sua vida profissional e têm aptidão para as Tecnologias de Informação. Esta é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada!

O que mais me motivou para me inscrever no Acertar o Rumo foi a sua curta duração, o facto de incluir um estágio remunerado e de ser da área de informática que possibilita boas oportunidades de emprego. O ano de formação académica foi bastante intensivo, exigiu trabalho e dedicação e foi essencialmente prático, procurando preparar-nos o melhor possível para o mercado de trabalho. Tal como a maioria dos meus colegas, não sabia quase nada de programação, foi tudo novo para mim. Durante o estágio fui integrada numa equipa de desenvolvimento. Foi-me dado apoio técnico constante e a oportunidade de trabalhar num projeto interessante e de grande dimensão e complexidade, onde pude aplicar o que aprendi durante a formação académica e onde conheci novas ferramentas e ampliei os meus conhecimentos. Estou perfeitamente integrada na empresa e estou muito feliz por ter seguido este caminho. (marciaseabra1980@hotmail.com) (2016)


Maria João Salgueiro (Engenharia Civil)

Esta formação é de facto uma excelente forma de "Acertar o Rumo", de abrir novas portas, de iniciar uma nova carreira numa área de futuro e com futuro!

Tem sido uma experiência muito gratificante, trabalhosa e enriquecedora: quer pelos conteúdos, quer pela parte humana refletida na diversidade de percursos e formações de todos os participantes. Este em sido o ano de consolidar conhecimentos, continuar a adquirir novos – porque esta é definitivamente uma das áreas em que se está sempre a aprender - e por em prática o que aprendemos. E a experiência não podia estar a correr melhor. Por ironia do destino, e o destino tem destas ironias boas!, estou de novo ligada à minha formação base uma vez que a equipa que integro desenvolve uma aplicação de Gestão de Processos de Obras. Mas já passei por outros projetos e tem sido apaixonante. (mjoaosalgueiro@hotmail.com)


Nuno Ferreira (Física)

É impossível não recomendar o Acertar o Rumo para quem procura um novo caminho para a sua vida.

Quando o curso começou, todas as expectativas que tinha foram superadas. O conhecimento era transmitido de uma forma muito prática e com um acompanhamento constante por parte do corpo docente. O camaradagem e solidariedade entre todos os alunos transformou um curso intensivo num desafio coletivo: tínhamos a missão de alterar o nosso percurso profissional e não íamos deixar ninguém para trás. Depois de já ter passado pela primeira metade do estágio, posso garantir que o que se aprende durante o período letivo é mais que suficiente para ser integrado num projeto de software. (2016)

 

Orlando Neves (Análises Clínicas e Saúde Pública)

No momento em que concorri ao Acertar o Rumo, encontrava-me há algum tempo numa situação laboral muito instável, tanto ao nível de perspetivas de carreira como de satisfação pessoal com as minhas funções. Era o momento de mudar de rumo, começar a trabalhar naquilo que realmente me dá prazer e quanto mais cedo o fizesse, melhor.

O programa formativo, apesar de intenso, foi muito interessante e abriu-me uma nova perspetiva sobre o desenvolvimento de software. Plantou em mim a curiosidade e sede de conhecimento, fez-me querer saber mais, ir mais longe e agarrar novos desafios. O testemunho que gostaria de deixar é que o Acertar o Rumo é isto mesmo, um guia que nos coloca no caminho das oportunidades. (orlandoluisneves@gmail.com)


Paulo Avó (Engenharia Eletrotécnica e de Telecomunicações)

A decisão de apostar no programa foi difícil e dispendiosa, mas neste momento posso dizer que foi o melhor investimento que fiz na vida. Por este motivo, o conselho que deixo aos futuros interessados é: arrisca, é preciso esforço, mas não te vais arrepender!

Sinto orgulho de ter participado na 1ª edição e não posso deixar de aconselhar este aos futuros participantes. E porquê? Porque se não estás a conseguir emprego, não ficaste satisfeito(a) com a tua prestação académica e/ou é nesta área que queres trabalhar, esta é uma excelente oportunidade que não deves desperdiçar. O curso é muito prático, o que estimula a aprendizagem. Agora que o estágio está quase a chegar ao fim, posso dizer que o programa superou completamente as minhas expetativas. Em termos profissionais voltei a ganhar a motivação e a esperança que tinha perdido há algum tempo. Agora trabalhar é um prazer o que torna tudo mais fácil. Nesta área os dias são marcados por novos desafios, porque estamos constantemente a adquirir novos conhecimentos e estão sempre a surgir novos desafios o que torna os nossos dias sempre diferentes. (pgatoavo@gmail.com)


Pedro Marques (Gestão)

Embora o investimento inicial possa parecer alarmante, não tenho qualquer dúvida que os resultados mais do que compensam esse esforço. Assim, e embora ainda não tenha terminado a fase curricular nem iniciado o estágio, sinto-me totalmente à vontade para recomendar o curso a qualquer pessoa que queira dar um novo rumo à sua vida profissional.

Sendo a minha formação de base Gestão, nunca tinha tido nenhum contacto aprofundado com a área da programação até entrar para o “Acertar o Rumo”, pelo que ao candidatar-me ao curso estava algo reticente relativamente à sua capacidade de me preparar para o mercado de trabalho num tão curto espaço de tempo. Agora que a fase curricular está prestes a terminar, posso sem qualquer dúvida afirmar que as minhas dúvidas se dissiparam na sua totalidade e que estou convencido que esta foi, de facto, a decisão correta para o meu futuro. (2016)

 

Renata Silva (Matemática)

O programa Acertar o Rumo está sem dúvida na lista das melhores coisas que me aconteceram na vida e não tenho quaisquer dúvidas de como me ajudou e continuará a ajudar muita gente, valorizando as suas qualificações profissionais, numa altura em que a vida não está fácil, e melhorando as suas perspetivas de futuro.

O primeiro ano, referente à parte letiva, foi um ano super intenso e trabalhoso mas ao mesmo tempo extremamente gratificante e rico em aprendizagem. Realço também o excelente ambiente que se viveu dentro do grupo de formandos ao longo do ano, sempre num clima da amizade, de sentido de grupo e de entreajuda. Neste momento, encontro-me a meio do ano de estágio na iTGROW e estou muito satisfeita. Tenho estado integrada numa equipa diversificada, que me apoia bastante e com a qual muito tenho aprendido. Os projetos em que tenho colaborado são projetos reais, que me fazem sentir realmente útil para a sociedade. (renatadiasilva@gmail.com)

 

Ricardo Alves (Bioquímica)

Posso afirmar que não me arrependo da escolha que tomei, a meu ver foi e continua a ser uma aposta ganha. Vale a pena todo o esforço e empenho! O “Acertar o Rumo” dá-nos a oportunidade de entrar num mundo fascinante e super-interessante, onde as oportunidades e ofertas profissionais são ímpares, mesmo dentro de Portugal. Dada a minha experiência pessoal recomendo 100% esta formação a todos que, tal como eu, se vêem na dolorosa e angustiante situação de desemprego. Toca a arregaçar as mangas e a contrariar as tendências e expectativas. Tomem conta do leme do vosso destino!


Ricardo Quirino (engenharia Civil)

Decidi inscrever-me no Acertar o Rumo com a perspetiva de uma mudança na minha vida profissional.

Tive conhecimento do programa “Acertar o Rumo” através da iTGROW e não hesitei. O curso é maioritariamente prático, o que o torna ainda mais interessante. Na verdade, começamos a programar, praticamente, desde o primeiro dia e a evolução é notável, mesmo para quem, como eu, não tinha experiência no ramo. Sinto que tomei a melhor opção em direção ao rumo certo, numa área de especialização onde existe uma procura superior à oferta e, acima de tudo, cujo trabalho a desenvolver é extremamente interessante. Não posso deixar de destacar a grande entreajuda que existe entre todos os colegas do curso, o que facilita, naturalmente, todo o processo de aprendizagem. É um curso intensivo, o qual exige total dedicação e um grande investimento pessoal, mas que produzirá, certamente, excelentes resultados num futuro próximo! (ricardojvquirino@gmail.com)

 

Sérgio Pastilha (Engenharia Química)

O programa “Acertar o Rumo” superou as minhas expectativas iniciais e o feedback acerca de toda a experiência até agora é bastante positivo. Foi realmente uma oportunidade para Acertar o Rumo e para abrir uma porta quando outra se fechou. (pastilha@gmail.com)


Sílvia Oliveira (Matemática)

Licenciada em Matemática (Ramo Educacional), exerci atividade Docente/Formadora durante 8 anos. Devido aos cortes na formação e à instabilidade do Ensino, decidi que queria mudar de vida!

A nível pessoal decidimos ter um segundo filho. Esse momento chegou mais cedo e, aos dois meses de gravidez, recebi um email da UC a divulgar o Acertar o Rumo. Pensei muito e decidi candidatar-me, fui contactada e após a fase de seleção entrei para o curso. Mais uma vez tive de pensar muito bem, pois era arriscado iniciar o curso sabendo que o meu bebé ia nascer a meio. Decidi arriscar! Não foi fácil concluir a fase de formação, pois o curso era muito intensivo e prático, e eu estava grávida. Mas com muito esforço e apoio de colegas, professores e coordenadores consegui concluir com sucesso esta etapa. O estágio na iTGROW correu muito bem e neste momento gosto do que faço e tenho um contrato de trabalho com perspetiva de continuação. VALEU A PENA! (scso98@yahoo.com.br)