Testemunhos

Testemunhos de formandos da 3ª edição do programa Acertar o Rumo.

A 3ª Edição do programa teve início em Setembro de 2015 com o curso de programação em Java na Universidade de Coimbra. Pedimos a opinião a alguns dos 22 formandos seleccionados para o curso, para que possam actuar como esclarecimento adicional aos potenciais candidatos.

A minha formação base é em Matemática (Ensino), tendo posteriormente concluído uma licenciatura em Informática de Gestão. A vontade de continuar a investir na minha formação e redireccioná-la na área da programação conduziu-me até este programa.

Na decisão de me candidatar ao “Acertar o Rumo” considerei decisivas as características que o tornam ímpar: a credibilidade das entidades promotoras, um plano curricular que vai de encontro às reais necessidades do mercado e a oportunidade de aceder a um conjunto de empresas de referência.

Considerando o percurso já realizado, o balanço é francamente positivo. O carácter prático e intensivo do programa tem proporcionado a aquisição e desenvolvimento constante de competências, para o qual contribui também o ambiente colaborativo criado por um grupo de formandos fortemente empenhado em atingir os seus objectivos.

Junho de 2016

Sendo a minha formação de base Gestão, nunca tinha tido nenhum contacto aprofundado com a área da programação até entrar para o “Acertar o Rumo”, pelo que ao candidatar-me ao curso estava algo reticente relativamente à sua capacidade de me preparar para o mercado de trabalho num tão curto espaço de tempo.

Agora que a fase curricular está prestes a terminar, posso sem qualquer dúvida afirmar que as minhas dúvidas se dissiparam na sua totalidade e que estou convencido que esta foi, de facto, a decisão correcta para o meu futuro. O curso tem um carácter intensivo e as aulas são essencialmente práticas, o que exige um grande esforço e empenho por parte dos alunos. No entanto, e para facilitar este processo, contamos não só com o apoio constante dos monitores, que se esforçam por garantir que todos compreendem os conceitos que estão a ser aplicados; mas também com a entreajuda entre colegas, sem dúvida um dos pontos fortes desta edição do curso.

Embora o investimento inicial possa parecer alarmante, não tenho qualquer dúvida que os resultados mais do que compensam esse esforço. Assim, e embora ainda não tenha terminado a fase curricular nem iniciado o estágio, sinto-me totalmente à vontade para recomendar o curso a qualquer pessoa que queira dar um novo rumo à sua vida profissional.

Junho 2016



De todas as propostas que nos foram apresentadas pelas empresas associadas ao Acertar o Rumo, a da Novabase foi aquela que mais me aliciou, não só pela estrutura e área de negócio da própria empresa, mas também devido aos conteúdos revelarem grande proximidade daqueles abordados ao longo da fase letiva do curso.

O recrutamento consistiu numa entrevista presencial na qual me foi pedido para descrever as competências adquiridas e projetos realizados ao longo do curso. A ambientação à empresa não poderia ter corrido de melhor forma, visto que fui recebido de braços abertos pelos meus novos colegas e fui posto à vontade logo desde o primeiro dia.

Durante o estágio tenho tido oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, bem como adquirir novos. O primeiro projeto no qual estive inserido, um projeto interno que tinha por objetivo desenvolver um portal de gestão de uma rede de telecomunicações, era composto por um backend desenvolvido em Java e um frontend em Javascript, com recurso à framework Ext JS.

Neste momento faço parte de uma equipa que está a desenvolver o website da Vodafone Irlanda, sendo que todos os dias continuo a aprender e a desenvolver novos conhecimentos.

Julho 2017