Programa Formativo

A fase curricular do Acertar o Rumo designa-se formalmente, na Universidade de Coimbra, por "Curso de Formação em Programação em Java".

Consulte aqui a página oficial do Curso pela Universidade de Coimbra.

O curso é dividido em três trimestres, cujas várias unidades curriculares são lecionadas por docentes do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, e se encontram descriminadas de seguida:

Primeiro trimestre:

  1. Introdução à Programação em Java (20 semanas) | Adquirir conhecimentos sólidos sobre princípios de programação procedimental e orientada a objetos, com recurso à linguagem de programação Java;
  2. Sistemas Operativos (5 semanas) | Adquirir conhecimentos básicos sobre o funcionamento de sistemas operativos;
  3. Bases de Dados (5 semanas) | Adquirir conhecimentos básicos sobre o funcionamento de bases de dados;
  4. Redes de Computadores e Tecnologias da Internet (5 semanas) | Adquirir conhecimentos básicos sobre o funcionamento da rede de comunicação e tecnologias da Internet.
Nota: O módulo 1 decorre paralelamente com os módulos 2, 3 e 4 que decorrem sequencialmente entre si.

Segundo trimestre:

  1. Programação avançada em Java (15 semanas) | Adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento de aplicações web, persistência, segurança, acesso concorrente, transações, mensagens e injeção de dependências de ferramentas automáticas de compilação, de servidor de aplicações, de integração contínua, de repositório e de mapeamento entre modelo objeto e relacional.

Terceiro trimestre:

  1. Projeto Académico em grupo de 2 a 3 elementos (15 semanas) | Aplicar os conceitos aprendidos nas restantes unidades curriculares no contexto particular de desenvolvimento de uma aplicação computacional.

Os formandos necessitam de ter desempenho positivo em todas as unidades curriculares para prosseguirem com o curso. Ou seja, só poderão transitar para o trimestre seguinte se tiverem tido avaliação positiva nas unidades curriculares do trimestre anterior. Terão acesso à componente de estágio profissional do Acertar o Rumo todos os alunos com sucesso nos três trimestres do curso.