Seleção de Formandos

O processo de seleção dos formandos que integram o programa Acertar o Rumo tem como objetivo maximizar o seu sucesso nesta formação.

Encontrar as pessoas certas, capazes de desenvolver competências na fase de formação e de aplicar os conhecimentos adquiridos na fase de estágio, é determinante para a criação de oportunidades de emprego nestas áreas.

O processo de seleção de candidatos desencadeia-se com a submissão de Curriculum Vitae pelos candidatos no website do Programa Acertar o Rumo.

A seleção baseia-se em 3 etapas:

  1. Triagem Curricular - Consiste na identificação de CVs de candidatos elegíveis para o Programa, mediante os pré-requisitos definidos (ver secção de pré-requisitos). Esta etapa poderá incluir, sempre que necessário, uma breve entrevista telefónica para esclarecimento de aspetos mencionados no CV.
  2. Provas individuais e coletivas (3 horas) - Os candidatos identificados no ponto 1 são chamados para a realização de provas cujo objectivo é aferir as suas características comportamentais e a capacidade de raciocínio. 
  3. Entrevista individual (45 minutos) - Os candidatos selecionados no passo 2 serão submetidos a uma entrevista biográfica, baseada em competências, com foco particular na motivação para frequentar o Programa Acertar o Rumo e para uma mudança de carreira profissional.


No final do processo são identificados 25 formandos: esta é a capacidade máxima da segunda edição do curso face à exigência de garantia da qualidade de formação e acompanhamento.

As provas e entrevistas realizadas neste contexto são promovidas pela iTGROW e cumprem os requisitos gerais exigidos pelo mercado das TI de forma a garantir alinhamento prévio dos formandos com as competências necessárias para a função de programador que carão habilitados a desempenhar na sequência desta formação.